Bom dia, RPGista!! Segue mais um podcast com a participação e o feedback da galera. Esse bem especial (e grande), pois tentei cobrir em detalhe algo que muitas pessoas vinham me pedindo, os combates massivos. Enfim, segue a sinopse:
Neste episódio, falo sobre como narrar grandes batalhas no D&D e sistemas similares, entrando nos detalhes de narração e também do sistema proposto pelo Unearthed Arcana. Trago ainda o feedback dos ouvintes, que falam da regra do "pega 10" e da diferença entre cavaleiros e samurais.
Duração: 1h27min40s
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12 Comentários
Só uma pequena correção, eu falei pra considerar os rounds como dez minutos e o Unearthed sugere 1 minutos apenas. Fiz confusão na hora de fazer a escala.
ResponderExcluirpelo que me lembre na 3.5 no livro dos montros possui uma regra para enxame, que nao sei c poderia ser aplicado a esse caso do exercito
ResponderExcluirBom dia Leonardo , tudo 20?
ResponderExcluirEu sou ouvinte a bastante tempo e já escutei todos os episódios e antes de tudo queria parabenizar você pelo trabalho FODA!
Gostaria de contar aqui minha felicidade e experiência de ter encontrado um sistema que resolve todos os problemas e coisas que eu discordava em d&d.
Como mestre eu sempre odiei os pontos de vida e mesmo sabendo que eles não medem a vitalidade e sim o cansaço/progressão de derrota não gostava disso, pra mim cada acerto deveria ferir o que acabava que em cada combate cada um saísse com dez flechadas e vinte cortes de laminas hehehe.
Isso tudo se resolveu quando encontre o Savage Worlds, sistema da retropunk.Ele utiliza de um sistema de ferimentos onde se você tomar 4 ferimentos vc fica incapacitado. Então quando se acerta se fere mesmo e isso foi um nirvana para mim pois deixa o combate muito rápido e mortal, e incrivelmente mais divertido pois qualquer ataque pode matar vc ou o inimigo não importa o seu nível. Além disso o sistema é muito recompensador para o mestre pois com ele vc monta fichas de npc em literalmente 1 minuto.
Outras coisas legais no sistema são iniciativa tirada por cartas de baralho(toca rodada tem uma nova ordem sem deixar o combate lento) e o sistema de explosão de dados que dita que quando vc rola o número mais alto do dado (6 no d6 , 8 no d8...) vc rerola o dado e soma! Assim uma adaga de um goblin pode te matar se ele rolar 4 por 5 vezes, o que num sistema de pv nunca ocorreria o que me incomodava profundamente.
Savage sem dúvidas tem o melhor suporte de editoração no Brasil empatado alí com o OldDragon.O sistema já tem mais de dez livros publicados em português todos capa dura e coloridos. Como o sistema é genérico (assim como o GURPS que muitos adoram mas eu não consegui me adaptar) temos compendio de fantasia,sci fi, superpoderes, horror, além de cenários como Weird Wars 2 na segunda guerra mundial, Deadlands(Faroeste),Accursed e Inteface zero(cyberpunk), e agora Lankhmar em financiamento coletivo que bateu a meta em 1 dia!.Alem disso em inglês existe mais de 50 cenários publicados pela pinacle, cada um deve ter pelo menos mais de 50 páginas.
Outros problemas que o Sw resolve : Regras de combate em massa e cercos, regras de perseguição de aviões carro e até apé pela floresta ou cidade, regras de combates rápidos, Experiência muito simples de ser distribuída e regras para tarefas dramáticas.
Sei que esta parecendo papo de Fanboy (talvez seja) mas eu estou muito satisfeito com o sistema e queria compartilhar, já vendi meus livros de d&d e comprei minha coleção(e ainda sobrou dinheiro kkk).
Espero que desperte a curiosidade de alguém, Abraço!
Você deveria ter colocado os links para todos os videos da serie do Shadiversity, o do minotauro é sensacional!
ResponderExcluirSim, os vídeos são demais!
ExcluirFoi eu quem postou a playlist do Shadiversity.
ResponderExcluirEssa narração dos elfos em formaão de "U" é a formação "Bull Horn" que foi usada pelos Zulus:
ResponderExcluirhttps://blackmainstreet.net/wp-content/uploads/2016/06/bull-horn-formation-.jpg
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Zulu%20Bull%20attack
Esse vai pra lista dos melhores, hein. Eu particularmente ouvi sem prestar atenção aos números, que não daria pra acompanhar, preferi acompanhar seu raciocínio e como se daria esse jogo no micro e macrocosmo da batalha, ao mesmo tempo! Agora, a pergunta: as versões anteriores ja tinham algum sistema de combate em massa? Caso positivo, queria saber sua opinião sobre as diferenças com este.
ResponderExcluirUm abraco!
É. Deu um trabalho fudido, acho que o que mais deu. Mas considerei ele excelente também, pra lista dos melhores.
ExcluirLeonardo, muito obrigado por ler minha mensagem e dedicar quase que um podcast inteiro a ela! As dicas foram realmente úteis, principalmente a parte da narrativa que era onde eu tinha mais dúvidas. Vou aplicar na minha campanha e lhe mandar o feedback em breve!
ResponderExcluirEu já tinha usado as regras a um tempo atrás em uma sessão e as achei bem úteis. Só senti falta de algumas opções para a guerra e a parte da regras de moral muito Tudo ou Nada.
ResponderExcluirComo pergunta gostaria que vocÊ pesquisasse várias formas diferentes de usar a regra de Inspiração do D&D 5a. edição e discutisse. Gostaria que trouxesse opiniões diferentes da sua também.
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