Recents in Beach

[Podcast e Artigo] Pensando RPG #206 - Os sete tipo de jogadores de RPG!



Bom dia, RPGista!! Hoje trago um podcast super legal, que vem acompanhado de um artigo para quem quiser revisitar os variados tipos de jogadores. O podcast e o artigo foram baseados num artigo muito bom em inglês, que traduzi e modifiquei algumas coisas com as quais não concordava (link para o artigo aqui). Mas enfim...

Neste episódio, você podem conhecer os sete tipos de jogadores de RPG de Mesa, dos mais variados sistemas. Aqui falo sobre cada um dos tipos de jogadores de RPG, comentando também sobre os meus próprios jogadores. Creio que, para quem curte um bom RPG de Mesa ou está começando, vai ser muito legal para identificar essas características em si e nos outros. Valendo sempre lembrar que nenhum jogador é somente um tipo. Em geral, há um tipo dominante e características de múltiplos tipos em cada um de nós!

Duração: 36m47s
Baixar diretamente no PLAYER
Confira o podcast no Itunes - Assine aqui
Acompanhe no Spotify - Assine aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast



Confira e Participe

- Grupo do Facebook

- Curta a página do Facebook


- Assine por E-mail


- Email para participações: pensandoded@gmail.com



ARTIGO COMPLETO

O ATOR

Gosta de fingir ser o personagem de fato. Dá ênfase ao desenvolvimento de personagem, independente de atributos e poderes. O que importa é que o personagem pareça real, que se possa sentir ele como real. Normalmente fala como se fosse o personagem, atuando, e narra as coisas em primeira pessoa. "Eu faço isso, eu faço aquilo". Valoriza a personalidade do personagem e suas motivações acima de questões mecânicas e da trama da história.


Um ator normalmente:

- Traz ambientação do personagem pronta e bem desenvolvida. Dá ênfase a peculiaridades do personagem e de sua personalidade.

- Joga o jogo de acordo com as motivações do personagem, independente se vai se dar bem com isso ou não.

- Prefere cenas em que pode explorar as características dos personagens.

- Prefere encontros sociais a combates.



O EXPLORADOR

O explorador quer experimentar as maravilhas que o cenário, não necessariamente a trama, tem a oferecer: novos lugares, personagens, culturas. Gosta que nas histórias sempre tenha mais a que se pesquisar e descobrir. Costuma perguntar o nome de cada personagem e lugares, descrição dos ambientes e alguma ideia do que haveria na próxima colina. Às vezes se interessa na trama da aventura e nas motivações de seu personagem. O prazer de novas descobertas deixa o explorador feliz, o que o coloca próximo do ator e do contador de histórias (que veremos adiante).


Um explorador normalmente:

- Procura por novas experiências no cenário do jogo.

- Gosta de saber de novos lugares e de locais e itens secretos.

- Curte a atmosfera do jogo, o ambiente do mundo, mais do que o combate ou a trama.

- Avança a trama por sempre estar disposto a se movimentar e explorar mais.



O INSTIGADOR

Um instigador gosta de fazer as coisas acontecerem. Não tem normalmente paciência para planejar as coisas com cuidado. É o tipo de pessoa que abriria um baú que claramente possui uma armadilha "só para ver o que acontece". Ele provoca figuras de autoridade, abre portas de masmorras para trazer mais monstros para uma batalha já difícil, etc. O instigador gosta da emoção gerada por correr riscos enormes. Um instigador pode ser disruptivo e atrapalhar o jogo em muitos casos, mas também pode trazer muita diversão para o grupo. As coisas raramente ficam paradas em volta de um instigador. E geralmente as conversas após a sessão giram em torno de algo insano que ele tenha feito.


Um instigador normalmente:

- Gosta de fazer as coisas acontecerem.

- Corre sérios riscos e toma escolhas ruins deliberadamente.

- Brilha nos combates e odeia ficar sem ter nada para fazer.

- Toma ações decisivas quando o jogo começa a ficar meio parado.



O POWER GAMER

Um power gamer adora ganhar níveis e ama novas habilidades úteis e legais que vêm com essa subida de nível. Ele derrota monstros para pegar seus itens e usar esses itens em inimigos futuros. A trama e a interpretação são secundários se comparado à ação, às grandes hablidades e aos itens mágicos. Maioria dos jogadores possui um pouco de power gamer em si. Afinal, muitos jogos possuem no seu próprio game design a acumulação de poder e as mecânicas de jogo para ampliar a diversão e a sensação de satisfação de ver o seu personagem evoluir.




Um power gamer:

- Otimiza o personagem para melhor performance em combate (ou no que for predominante no sistema).

- Gosta de olhar os suplementos para ter mais opções de personagem.

- Gasta menos tempo em elementos de trama e interpretação.

- Prefere combates a outras situações.



O CONTADOR DE HISTÓRIAS

O contador de histórias prefere a narrativa do jogo e sua trama a motivações individuais do personagem. Esse jogador vê o jogo como uma crônica constante de eventos e quer saber para onde a história vai. Para o contador de histórias, as regras existem para dar suporte à história do jogo. Ele acredita que, quando as regras entram no caminho, a narrativa deve vencer. Se comprometer em função da história é mais importante do que as motivações pessoais.


Um contador de história normalmente:

- Geralmente faz uma ambientação bem longa de seu personagem.

- Gosta de criar um personagem que se encaixe bem na história, conversando com o mestre e outros jogadores.

- Gosta de cenas dramáticas e de personagens recorrentes.

- Prefere aventuras que contenham uma boa trama.





O PENSADOR

Um pensador gosta de fazer escolhas bem cuidadosas, pensando nos desafios e na melhor forma de os resolver. Ele também se diverte mais quando os planos resultam em sucesso com um risco mínimo e o menor uso de recursos. Resolver desafios de forma criativa é muito mais importante para um pensador do que o poder do personagem ou sua interpretação. Em realidade, o pensador pode preferir uma tática sólida a agir como o personagem.


Um pensador normalmente:

- Enfrenta qualquer tipo de desafio ou quebra-cabeça que seja proposto e gosta disso.

- Pensa nas ações com cuidado para obter o melhor resultado possível.

- Fica feliz em vencer sem ação, drama ou risco.

- Prefere levar seu tempo para tomar suas decisões a tomar decisões ousadas.



O OBSERVADOR

O observador em geral é um jogador casual ou tímido, que vem para o jogo por que quer fazer parte do evento social ou de uma história. Ele quer participar, mas realmente não se importa tanto em estar extremamente envolvido ativamente nos detalhes do jogo, até mesmo nas regras e história. Ele gosta do lado social do jogo e também de acompanhar e assistir a história, de participar como observador, deixando os momentos de destaque para outros jogadores.


Um observador normalmente:

- Aparece para ser parte de um grupo.

- Ajuda a acalmar disputas por não estar tão apegado ao jogo.

- Geralmente, em sistemas que o jogo é projetado para ser em grupo, escolha tipos de personagens que ajudem a completar o grupo e a ampliar, deste modo, a diversão.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Saudações RPGistas,

    Muito bacana o podcast e a tradução do artigo! Quanto mais conhecimento temos dos jogadores, melhores serão sessões que iremos preparar. Deixo no ar, então, uma dúvida: assim como existem tipos de jogadores, existem também tipos de mestres?

    Não quero entrar no mérito de ser tipo bom ou ruim, mas em formas de narrativa mesmo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma colocação excelente, vou dar uma olhada no material existente sobre pra pensar sobre isso. Se achar algum artigo bom posso usar de referência ou sentar pra eu mesmo fazer um.

      Excluir
    2. Olá,
      Achei o teu podcast há algum tempo e tenho seguido a linha temporal e ontem mesmo ouvi um em que você lia os comentários de um leitor que falava justamente de como os mestres mestravam diferente de acordo com a profissão/qualidades. Acredito que no teu material mesmo há uma base legal.
      Parabéns pelo ótimo trabalho que não só ensina, guia e ajuda, como inspira.
      Obrigado

      Excluir
    3. Opa, mal a demora em ver, mas fico muito feliz que goste do trabalho! =)

      Excluir