Recents in Beach

Baldur's Gate 3 trará novas mecânicas para o Ranger que devem ser adotadas pelo D&D 5.0


Bom dia, RPGistas! Temos algumas notícias bem legais aí. Num bate-papo sobre Baldur's Gate com Mike Mearls (escutar o bate-papo aqui em inglês), ele deu a entender que teremos algumas mudanças na classe dos Rangers (Patrulheiros). Na realidade, pelo que ele falou, imagino que a mudança mecânica se dê mais através da criação de um sistema de exploração do que na própria classe do Ranger. E isso me fez pensar em algumas coisas que devo trabalhar amanhã em um episódio do podcast (aliás, acompanhe o podcast aqui).


Durante a conversa, Mearls basicamente revelou que, inicialmente, o que eles pensaram para a classe do Ranger era que ela pudesse brilhar nos momentos fora da batalha, de exploração, e que isso traria uma experiência recompensadora para os jogadores. No entanto, explicou ele, a forma como as pessoas jogam o RPG de Mesa acaba não gerando essa sensação de protagonismo, que vai tornar o jogo interessante para o jogador. Por exemplo, se o Ranger tem uma habilidade que lhe permite nunca se perder no deserto, na hora da narração, na maioria dos jogos, segundo Mearls, ocorrerá a seguinte narração: "sim, vocês então atravessaram o deserto sem problemas". E, claro, atravessaram sem problemas por causa do Ranger, mas, para o jogador, não se tem aquela sensação de que você de fato está fazendo alguma coisa.

Partindo desse princípio, imagino que a Wizards venha a fazer algum sistema de exploração mais específico, antes até de mexer na classe por si. Criando um sistema desse jeito, certamente isso estimularia os mestres a utilizarem tal sistema e valorizarem assim as capacidades do Ranger.

É o que eu mesmo já faço bastante no meu RPG. E por isso a gente sempre fala aqui que o Ranger não está muito poderoso em batalha, mas faz muita diferença fora dela. Todavia, não é isso o que ocorre na maioria dos casos e com a maioria dos mestres. E, pelo que Mearls falou, creio que a Wizards agora pretende colocar uma sistema mais específico de exploração no papel, tornando o Ranger, assim, muito mais útil imediatamente.

Postar um comentário

0 Comentários