Recents in Beach

[Podcast e Artigo] Pensando RPG #214 - Três tipos de mestres de RPG! Qual o seu?


Bom dia, RPGista! Segue um podcast bem especial sobre alguns diferentes tipos de mestre. Lá vai a sinopse (e atenção, a descrição dos 3 tipos também está no post).

Neste episódio, falo sobre três diferentes tipos de mestre de RPG de Mesa. Sendo eles "O Contador de Histórias", o "Construtor de Mundos" e o "Fissurado em Ação". É um episódio bem legal, com muitos conceitos de criação de mundos (world building), criação de histórias (storytelling) e improvisação.

Duração: 15m43s
Baixar diretamente no PLAYER
Confira o podcast no Itunes - Assine aqui
Acompanhe no Spotify - Assine aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast

Falado no Podcast

- Podcast sobre os Sete tipo de Jogadores de RPG

Confira e Participe

- Grupo do Facebook

- Curta a página do Facebook


- Assine por E-mail


- Email para participações: pensandoded@gmail.com




O Contador de História

Esse é o tipo de mestre que adora focar nos diferentes tipos de trama. Ele gosta de construir grandes vilões, grandes NPCs e grandes arcos de história, levando os jogadores por caminhos diferentes, interessantes e, muitas vezes, inesperados. As batalhas servem como plano de fundo para uma história maior. Por isso, muitas vezes as sessões possuem poucas batalhas, mas grandiosas e mortais.

Possíveis defeitos: amar demais sua história e personagens, não conseguindo matar NPCs e Vilões. Pode também tornar o jogo linear demais (Railroad), tirando o agenciamento e o peso das decisões dos jogadores.


O Construtor de Mundos

Esse é o tipo de mestre que gosta de construir mundos inteiros, de suas cidades, até religiões, até sistemas próprias de magia, cultura, etc. É um apaixonado por criar uma plataforma para que os jogadores possam se divertir e criar. Batalhas podem ou não acontecer, depende da escolha dos jogadores. Esse tipo tende a preencher o mundo com mais encontros do que um contador de histórias.

Possíveis defeitos: amar demais o seu mundo e simplesmente não preparar algumas linhas de tramas possíveis. Acaba cometendo o erro de mundos abertos demais, que deixam os jogadores sem saberem muito o que fazer.


O Fissurado em Ação

Esse é o tipo de monstro que ama armar excelentes batalhas, sendo elas super ligadas à história (Contador de Histórias), ao mundo (Construtor de Mundos) ou até a nenhum deles. Curte montar batalhas com reviravoltas, utiliza o ambiente com precisão para aumentar ainda mais o desafio e as possibilidades, gosta e sabe usar os monstros e inimigos da forma mais otimizada possível, criando grandes momentos para seus jogadores.

Possíveis defeitos: exagerar no número de batalhas ou na sua grandiosidade, começando a criar mais um jogo de tabuleiro do que um jogo de interpretação. Mesmo em sistemas que não se usa grid, o excesso de combates acaba por travar o jogo e desanimar os jogadores, afinal não há beleza na trama e nem na história do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários