Recents in Beach

A Sony vai realmente retirar o Homem-Aranha do Universo Cinemático Marvel? O que pensar disso?


Bom dia, RPGistas! Ontem, saiu uma noticia bombástica para os fãs do Aranha e também do Universo Cinemático da Marvel. Houve um desentendimento entre a Disney e a Sony a respeito do acordo que ambos possuíam. E a Sony decidiu dizer que irá retirar o Homem-Aranha do universo da Marvel. Mas isso vai realmente acontecer? O que isso significa? E que problemas ocorreram?


O desentendimento aconteceu, porque a Disney decidiu pedir 50% da bilheteria dos filmes do Aranha, quando o acordo inicialmente lhe dava apenas 5%. E aí muita gente coloca: bem, o sucesso dos novos filmes em muito tem a ver com o sucesso do universo Marvel, logo o pedido faria sentido, certo? Errado. E explicarei o porquê. Ainda assim, quero ressaltar que não acredito que o herói deixará o universo Marvel por enquanto. E também deixarei claro as razões para isso.

Acontece que, embora a Disney/Marvel fique apenas com 5% do retorno dos filmes, ela fica com 100% dos direitos de merchandising da propriedade intelectual, assim como com o direito de colocar o herói em seus parques. Ou seja, se a ideia seria uma "parceria", deveria haver uma divisão também no que se trata aos produtos do Homem-Aranha (mercadorias, como brinquedos, etc, etc), algo que não ocorre no acordo atual. Basicamente, o que a Disney propôs é pegar uma fatia enorme do único local em que a Sony lucra no acordo. Claramente, a ideia era de que a Sony respondesse com uma nova proposta, de 20% a 30%, e o negócio fosse finalizado. No entanto, o pedido de 50% deixou a Sony tão irritada que eles tomaram uma posição mais drástica. Ainda assim, creio que até a D23, evento em que a Disney faz diversos anúncios, eles fechem um novo acordo. E não creio que isso ocorrerá por causa da necessidade da Sony de permanecer no universo Marvel, mas pela necessidade da Marvel de manter a propriedade do Aranha. E já explico.


Como o Kevin Feige (quem está por trás da criação de todo o universo Marvel) é um grande fã do Homem-Aranha, ele o colocou em uma posição central e importante na próxima fase de seu universo cinemático. Além disso, a própria Disney está colocando atrações do Homem-Aranha como centrais na expansão de seus parques. Ou seja, é fundamental que eles mantenham esse acordo, por tudo que foi iniciado nos cinemas e também nos parques de diversão. Nesse caso, a Disney tem muito mais a perder.

E a Sony percebeu isso. E justamente por ter percebido isso, notou que estava em uma posição forte para negociar. Exatamente por esse motivo, tivemos uma resposta mais forte da produtora. Afinal, embora a presença no Universo Cinemático Marvel tenha restaurado um pouco a popularidade do Homem-Aranha, ele nunca deixou de ser uma grande e lucrativa propriedade intelectual, com jogos que fazem muito sucesso e spin-offs que ganharam até Oscar de animação (Homem-Aranha no Aranhaverso), batendo a própria Disney.

Então, nessa situação, a Sony tem sim uma excelente posição. E pode colocar mais pressão ao longo das negociações. Ainda assim, acho muito improvável que um novo acordo não aconteça, principalmente pelo fato de que a Disney já se comprometeu a iniciar a construção de atrações do aranha em seus parques.

E vocês, o que acham disso tudo?

Postar um comentário

0 Comentários