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Duas dicas para se narrar magias e habilidades de cura que você não pode perder!


Por causa da forma como o sistema de Pontos de Vida funciona nos RPG, sempre surge a pergunta de como narrar melhor o uso de algumas habilidades, o que inclui as magias de cura e também "Second Wind" do guerreiro, etc. Pensando sobre isso, resolvi dar duas rápidas dicas que devem ajudar muito quem quiser descrever de um jeito interessante e mais "realista" tais magias e habilidades. Então, vamos lá!


1) Entendendo o que é o "dano": A primeira regra envolve compreender melhor o que seria o HP, já que a dica de narração aqui vai para os jogos que são baseados no conceito de Hit Points (Pontos de Vida). 

O conceito de HP, exatamente para evitar que o personagem receba diversas flechadas até morrer, envolve não apenas o dano físico, mas a perda de vitalidade do combatente ao longo da batalha, assim como a sua perda de habilidade em evitar um golpe mortal. Significa que, toda vez que você recebe dano, isso não significa que recebeu uma flechada ou um espadada certeira, significa que você pode ter recebido um golpe de raspão, um ataque que foi bloqueado, mas que lhe deixou mais cansado e debilitado. Enfim, sua capacidade de continuar sobrevivendo diminuiu. É isso que o dano significa. E entender esse conceito é essencial para que possamos, então, ir para a próxima dica.


2) Como narrar as magias de restauração: A partir do momento em que entendemos o conceito acima, fica mais fácil de se imaginar como narrar magias e habilidades de cura. Afinal, entender que o dano recebido envolve a perda de vitalidade, o cansaço, a falta de habilidade de evitar um golpe mortal (e, claro, também ferimentos e escoriações, que minam o combatente), já nos faz entender, por exemplo, a razão pela qual a perda de um membro por um personagem requer a magia de "Regeneração", e não apenas uma magia de cura. Isso porque a cura irá sim recuperar alguns ferimentos e escoriações, mas não regenerar completamente alguém ou algum membro, etc. Isto é, ela recupera alguns ferimentos, fechando-os, mas seu grande papel é justamente restaurar também a vitalidade do combatente e sua capacidade de evitar golpes mortais. Por isso mesmo, preferi usar a palavra "restauração"em vez de cura. Há, claro, um efeito de cura, de curar ferimentos, mas isso significa também restaurar as outras características que envolvem o conceito de HP.
 
Deste modo, quando um guerreiro usa "Second Wind", como a expressão mesmo indica (que poderia ser traduzida como "Segundo Fôlego", ou algo similar), ele retira de dentro de si uma força extra, uma vitalidade extra para recuperar sua capacidade de lutar. E é por isso que se rola o dado e se restaura parcialmente o HP, parte que seria algo ligado ao lado da vitalidade e da capacidade de lutar apresentada no conceito de Hit Points. Por isso, seguem aqui alguns exemplos de narração para essa habilidade e para magias de cura:



Exemplos de Narração

O jogador anuncia: "Uso Second Wind (ou Segundo Fôlego)"

Narrador: "Você se vê então em meio a uma batalha encarniçada. Você possui alguns cortes pelo corpo e pelo rosto. O cansaço da batalha, assim como os ferimentos, fazem com que sua visão comece a ficar turva e que seja difícil de se concentrar. Usando sua experiência como guerreiro, você se concentra, não deixa que o desespero e o calor da batalha tomem conta. Com calma, você foca novamente todas as suas forças ao combate, dá um grito de guerra, bombeando adrenalina por todo o corpo e se sente novamente pronto para combater".

Reparem que há uma certa repetição do "você" (para simular uma narração oral e mais pausada) e que o foco da narração gira em torno da familiaridade com a batalha e da questão da vitalidade e da prontidão. Já no caso de uma magia de cura ser usada, poderíamos narrar de outras formas.


Narrador: "Você se vê então em meio a uma batalha encarniçada. Você possui alguns cortes pelo corpo e pelo rosto. O cansaço da batalha, assim como os ferimentos, fazem com que sua visão comece a ficar turva e que seja difícil de se concentrar. Usando sua magia de paladino, você sente uma energia dourada percorrer seu corpo. Ela é quente e reconfortante. Imediatamente, você vê alguns de seus ferimentos se fecharem e sente a dor desaparecer completamente, sentindo-se recuperado e revitalizado para o combate".

Vejam como aqui a narração envolve sim a cura de ferimentos físicos, a recuperação de vitalidade e até um certo anestesiamento da dor, todas características que restaurariam o HP como conceituado anteriormente.

E, claro, vale lembrar que nem sempre é preciso narrar com tantos detalhes. Isso é importante. É importante saber em quais combates vale dar uma caprichada maior na narração e em quais não caso isso venha a tornar o jogo muito lento e entendiante.

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