Recents in Beach

Por que esse elmo Viking é tão importante?

Elmo Viking de Yarm 

Por que esse elmo viking, chamado de elmo de Yarm, é tão importante? Bem, pelo mesmo motivo que outros elmos vikings são importantes. Pois todos são extremamente raros. Algo, inclusive, que levanta algumas questões.


No entanto, esse achado arqueológico, descoberto na década de 50, em Chapel Yard, Yarm, é ainda mais especial por ser o primeiro elmo viking encontrado no Reino Unido. Por outro lado, esse nível de raridade não deveria nos surpreender. Até hoje, foram encontrados poucos elmos utilizados por vikings, não chegando a uma dezena. Além disso, a maioria dos que foram encontrados está em pedaços.

E isso, naturalmente, é estranho, pois nos faz pensar sobre os equipamentos que os vikings levavam para as batalhas. É algo que põe em dúvida se eles realmente utilizavam elmos de metal ou não.

E para responder a essa questão, há algumas possibilidades. A primeira é que poderia não ser hábito de se enterrar os vikings junto com seus elmos, reaproveitando, assim, uma peça de armadura de metal que não seria barata.  Nesse caso, dificilmente os elmos de metal seriam encontrados em covas normais.

Outra possibilidade é que, pelo fato de eles serem mais caros, a maioria dos vikings talvez não tivesse condições de os possuir, fazendo com que fosse uma peça de armadura mais pertencente aos membros mais abastados daquela sociedade.


E uma última possibilidade envolvia a questão do movimento. Elmos de metal poderiam ser considerado pesados por eles. E, por isso, eles poderiam optar por usar proteções mais leves para a cabeça, como couro, ou até nenhuma proteção. 

Eu, particularmente, acho mais provável a ideia de bons elmos de metal serem de difícil acesso, ainda mais contando com o fato de que vikings não possuíam lá tantas riquezas, sendo quase como uma espécie de "piratas" daquele período. Levando isso em consideração, talvez a ausência desses elmos ocorra por causa de uma mistura dos motivos citados acima. Eles poderiam ser muito raros, por terem um preço mais elevado, e, por isso, talvez os poucos que restavam passassem de um guerreiro para o outro - ou fossem escondidos como tesouros - sem serem enterrados em covas comuns.

Imagem: Preston Park Museum /divulgação

Postar um comentário

0 Comentários